sexta-feira, 10 de junho de 2011

SANTA SARA KALI, HISTÓRIA E MISTÉRIOS

A lenda, conta que Maria Madalena, Maria Jacob, Maria Salomé, Trofino e José de Arimatéia, junto com a escrava cigana Sara, foram atirados em uma barca sem remos e sem provisões, ao mar.
As três Maria, puseram-se a orar e chorar. Sara com uma serenidade incomum, tira seu lenço da cabeça*¹, e chama por Jesus Cristo*² e promete que se todos se salvarem ela andaria com a cabeça sempre coberta por lenços, em respeito.
A barca, até então sem rumos, enfrentando todas as intempéries, atravessa o oceano e aporta com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Por ser cigana, ela se tornou a Padroeira Universal do Povo do Vento, e é venerada até hoje, e geralmente nos dias 24 e 25 de maio. Segundo alguns estudiosos talvez venham daí a tradição de ciganas casadas usarem lenços em sinal de respeito a seus maridos. Santa Sara Kali, é cultuada entre as mulheres que tenham dificuldade para engravidar. Muitas que não conseguiam, fazem promessas a Santa, oferecendo lenços a padroeira.  Para o povo cigano, casal que se une é para gerar filhos e não extinguir a tribo, quando o casal não consegue ter filhos, a própria família se encarrega de separá-los, para que possam se unir a outros parceiros e tentar a construção da família. Filho é tido como sinônimo de sorte quanto mais filhos a mulher tiver melhor será, mais dotada de sorte ela será, tal fato justifica terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

 
OFERENDA
Forre uma mesinha, como uma toalha florida ou da cor de sua preferência, (menos preta), coloque a imagem de Santa Sara (caso a tenha), coloque num vaso rosa brancas, amarelas e rosa, um prato dourado de papelão contendo três maçãs vermelha, um cacho de uva rose e um da verde, seis flores de trigo, acenda um incenso de rosas, três velas azuis formando um triângulo com o prato ao meio, borrife essência de rosas e ofereça a Santa Sara, fazendo a oração acima e os seus pedidos. Se quiser ou tiver curiosidade sobre magia, cores de lenços, etc, acessem o site abaixo:


 Oração da Santa Sara Kali
Acenda uma vela azul-clara, quando fizer a oração.
Santa Sara, pelas forças das águas
Santa Sara, com seus mistérios, possa estar sempre ao meu lado,
Pela força da natureza.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas e da lua cheia, pedimos que esteja sempre ao nosso lado; pela figa, pela estrela de cinco pontas; pelos cristais que hão de brilhar sempre em nossas vidas. E que os inimigos nunca nos enxerguem, como a noite escura, sem estrelas e sem luar. A Tsara (casa) é o descanso do dia-a-dia, a Tsara é nossa tenda.
Santa Sara me abençoe; Santa Sara me acompanhe. Santa Sara, ilumine minha Tsara, para que todos batam a minha porta, eu tenha sempre palavra de amor e caminho.
Santa Sara que eu nunca seja uma pessoa orgulhosa, que seja sempre a mesma pessoa humilde! Optchá, que assim seja!  


NOTAS DE ESCLARECIMENTO:
*¹ lenço de cabeça, é chamado no idioma romanês, de DIKLÔ
*² Jesus Cristo, pelos ciganos também é conhecido por KRISTESKO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário