sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vôs e vós na Umbanda


Quem são na verdade?
Surgiram na época da escravidão, Pretos Velhos, linha brasileira da Umbanda, muitos poucos negros eram escravizados já velhos, e outros tantos trazidos para nossa terra, já adultos, e morreram aqui no Brasil.
As crianças quando nasciam eram batizadas duas vezes, na Umbanda, onde recebiam nomes de acordo com a região, e noutro batizado, em pia batismal, recebiam o nome de seus donos (ex. Antônio) e como sobrenome, o codinome da região ou da fazenda em que viviam (ex: Antônio da Guiné). Aí quando morriam, incorporavam em lugares adequados, com sinais característicos das tribos a que pertenciam.
Além, da linha ser brasileira, os Pretos Velhos, na Umbanda são tratados merecidamente como Semi-Orixás, nossos protetores. Já em algumas correntes do Candomblé, eles são tratados como eguns, por serem espíritos desencarnados. Apesar de nem todo Preto Velho, ser preto ou velho, eles nos vêem com essa aparência, são espíritos elevadíssimos, seu campo de ação é vastíssimo, atuam nas 7 linhas da Umbanda, trabalhando na evolução do ser nos 7 sentidos da vida. Na sua manifestação despertam paz, esperança, perseverança e tranqüilidade. Com sabedoria trazem sempre uma palavra de consolo.
Esse o motivo que para nós umbandistas, sejam uma das linhas mais queridas e muito reverenciadas. Os avôs, vós, tias, tios e pais, usam guias, rosários, lenços, cachimbos, cigarros de palha, bengalas ou cajados e muitos usam banquinhos em seus atendimentos. Suas guias são brancas e pretas, brancas por serem por serem almas e todas as almas terem luz e são representados pelo branco e preto, porque quando morrem as almas ficam nas trevas, no decorrer do tempo e com preces, passam a ter luz. Há quem explique suas guias serem branco e preto, por causa das roupas que usavam na época da escravidão. A guia de rosário (Lágrima de Nossa Senhora) era usada por serem contas facilmente encontradas.
PRETO VELHO- linha das almas
GUIAS- branco e preto; rosário; muitas trazem cruzes, figas e olho de cabra.
ROUPAS- branco preto e/ou carijó. As vós usam lenços e/ou batas; os avôs usam chapéu de palha.
BEBIDAS- vinho tinto ou moscatel, café, cachaça com mel.
FUMO- cigarro de palha e cachimbo.
COMIDAS- tutu de feijão, arroz doce, canjica, mingau das almas¹, bolinho da tapoca², bolo de fubá e em dias de festa, feijoada.
¹=mingau das almas, feito com maizena sem açúcar ou sal, com leite de vaca (ou de coco), colocado em uma tigela branca. Coloca-se uma cruz, feita de fita preta em cima é entregue na natureza.
²=bolinho de tapioca, coloca-se a tapioca de molho em água fervente (ou leite de coco quente) até inchar. Quando inchado, enrole os bolinhos, passe-os no trigo e asse em grelha. Coloque os bolinhos em prato branco. Por cima coloque arruda ou rapadura, ou fumo de corda.
Como existem muitas histórias sobre os Pretos Velhos, contaremos ao longo de nossos posts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário