quinta-feira, 23 de junho de 2011

XANGÔ- SENHOR DA JUSTIÇA E DO FOGO


Na natureza, tudo que possase transformar, isso só acontece se tiver motivo justo, ou seja, é necessário que seja preciso se transformar pela justiça para que isso ocorrra. é a força do fogo, ou força dirigente da almae o movimento de vibração da energia oculta. é Xangô, o fogo na pedra e simultaneamente ond se busca rigidez, implacabilidade e estabilidade. Simbologicamente lei da causa e efeito ressaltando a luta e o esforço do homem, para sair das trevas e iluminar o ser interior.
Sua cor principal é marrom por ter grande expressão física, une matéria e poder além do amor e justiça, no espiritual indica devoção e resignação, por ser vigoroso revela constância na vibração.
Seu significado mágico se divide em :
XA- senhor dirigente
ÂNGO- fogo oculto
GÔ- raios trovões e alma, assim Xangô, senhor das almas, do fogo oculto, dos raios; podemos dizer que é a força da partida ao movimento de vibração. A força e o poder de nosso Pai Xangô, se divide em 7 falanges:
  • XANGÔ KAÔ- simbolizado pela pedra antigaonde se assenta a justiça, evidenciada na sabedoria e experiência coroada. Sua pedreira está assentada em um campo florido que recebe as obrigações para Oxalá, em geralas obrigações são em panos marrom escuro com bordas brancas, velas marrom, cerveja preta, charutos, lírios ou rosas brancas. Representado por São Jerônimo, e comemorado no dia 30 de setembro.
  • XANGÔ ALAFIM-ECHÊ- trabalham em pedras solitárias dos caminhos, servem de assentos para viajantes ou caçadores, muitos são convidados à meditar para encontrar soluções para os impasses da vida. as vibrações auxiliam juízes, oradores, intelectuais, defendem integralmente a pureza moral. Vibra nas cores branco e marrom, simbilizam a justiça de Oxalá, aceitam obrigações em pedras solitárias, velas marrom, charutos, cerveja preta e rosas brancas. Representado por São Tiago Maior, comemorado no dia 25 de julho.
  • XANGÔ ALUFAM- trabalham nas pedras de rios, mares, cachoeiras, lagos e fontes. É o protetor dos pescadores e por ter as chaves do céu, é o direcionador dos desencarnados. As cores branco e marrom, simbolizam água e pedra. Suas obrigações são entregues em pedras que fiquem em contato com a água. Pano marrom, vela marrom, charuto, cerveja preta e lírios. Sincretizado por São Pedro e homenageado no dia 29 de junho.
  • XANGÔ AGODÔ- caboclos que trabalham nas pedras que estam dentro dos rios, nas pedras iniciáticas e na pedra batismal. Marrom r branco também´são suas cores, suas oferendas são entregues nas pedras de rios, seu pano é branco com borda bem larga marrom, velas marrom, charutos, cerveja preta, rosas e lírios. Sincretizado por São João Batista e homenageado dia 24 de junho. 
  • XANGÔ AGANJU- trabalha nas pedras de cachoeiras, simbolizando a harmonia entre o amor e a justiça (Oxum e Xangô) que significa a dona-de-casa e o homem justo. Vibram nas cores marrom e branco, suas oferendas são entregues em pedras de cachoeiras, panos marrom com bordas brancas, velas marrom, charutos, cerveja preta, rosas e lírios. É sempre bom oferecer uma vela para Oxum, por ser a dona das águas doces. Representado por São José, comemorado no dia 19 de março.
  • XANGÔ ABOMI- caboclos que trabalham nas montanhas de pedras ou cadeias de montanhas. É chamado nas horas de aflição, quando se perde algo, e protegem o casamento. Como os outros vibram em branco e marrom. Suas oferendas são: pano marrom com bordas brancas, velas marrom, charuto, cerveja preta, rosas e lírios. Sendo que quando se pede a proteção para o casamento deve ser ofertada também uma vela azul claro para Iemanjá. Sincretizado por São Benedito ou Santo Antônio, homenageado nos dias 31 de março ou no dia 13 de junho
  • XANGÔ DJACUTÁ- Deus do trovão e Senhor dos raios, corisco e meteoritos. É a justiça que vem do alto, força solicitada na hora do desespero por injustiças provocadas por pessoas. Como as outras falanges usam cores marrom e branco. Suas entregas são as pedreiras, seu materiais deoferenda são os mesmos a diferença é que deve ser ofertada também uma vela branca, para o tempo. Sincretizado por São Paulo, recebe homenagem no dia 25 de janeiro.
Xangô, incorporado usa uma machadinha, pode existir uma variação como cocar de penas ou ainda uma argola de latão ou bronze em um dos braços.
As ervas de Xangô são: folhas de eucalipto, folhas de manga, folhas de goiaba, alecrim do campo, etc.
KAÔ KABICILÊ, PAI XANGÔ!
Saudação para todas as falanges de Xangô, significa "VENHAM SAUDAR O REI!", expressão nagô, é usada quando vem a terra segundo a lenda, Xangô foi um importante rei de Oyó, que governou de maneira justa, isso justifica hoje ser o rei do trono da justiça divina.
O  dia da semana mais indicado para se fazer as entregas de Xangô, são às quartas-feira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário